sexta-feira, 25 de junho de 2010

Docente Reflexiva...

Uma das exigências desta formação era que fossemos professores reflexivos!


"Há momentos na vida em que a questão de saber se alguém pode pensar de um modo diferente de como pensa e sentir de um modo diferente de como sente é indispensável para continuar observando e reflectindo".
M. Foulcault


Actualmente é consensual a ideia de que o professor deve ter uma atitude reflexiva sobre a sua própria prática, na expectativa de que a reflexão será um instrumento de desenvolvimento do pensamento e da acção. A reflexão constitui, então, um factor que influencia e determina a prática de ensino. Verifica-se que os professores possuem teorias sobre o que é o ensino. Estas teorias, que influenciam a forma como pensam e actuam na sala de aula, permanecem muitas vezes inconscientes para os próprios professores.
Dewey (1989) enumera 3 atitudes que definem um ensino reflexivo.
A primeira atitude necessária é a mentalidade aberta, que obriga a escutar e respeitar diferentes perspectivas, a prestar atenção às alternativas disponíveis, a indagar sobre as possibilidades de erro, a examinar as razões do que se passa na sala de aula, a procurar várias respostas para a mesma pergunta, a reflectir sobre a forma de melhorar o que já existe, etc.
A segunda atitude consiste na responsabilidade, tratando-se sobretudo de responsabilidade intelectual, que significa considerar as consequências de um passo projectado e assumir essas consequências quando decorram de qualquer posição previamente assumida. Esta atitude assegura a integridade, isto é, a coerência e a harmonia daquilo que se defende.
A última atitude a que se refere Dewey é o entusiasmo, descrito como a predisposição para enfrentar a actividade com curiosidade, energia, capacidade de renovação e de luta contra a rotina.
Estas atitudes revelaram-se importantes nesta de formação, tendo sido propostas actividades de reflexão e análise, que implicavam a aquisição e desenvolvimento de um pensamento e de uma prática reflexivas.
Esta forma de reflexão, que passa necessariamente pela indagação, permitiu-me analisar a minha prática, identificando estratégias para a melhorar. Neste sentido, introduziu um compromisso de mudança e de aperfeiçoamento à luz do conhecimento sobre o documento que justificou a realização desta formação, o Novo Programa de Português para o Ensino Básico.
Reconheço que enquanto professora torno-me mais atenta à necessidade de revisão e melhoria da minha prática, quando estou integrado em actividades que implicam a análise e a observação de meu próprio perfil e das características de meu trabalho. O processo de reflexão e discussão sobre a prática foi importante para perceber algumas mudanças como uma necessidade individual, atendendo às orientações do novo Programa.


"Deves ter serenidade para aceitares as coisas que não podes mudar, coragem para mudares aquilo de que és capaz e sabedoria para veres a diferença."
Sócrates