quinta-feira, 3 de junho de 2010

Participação na Formação em Linha

Relativamente à minha participação na Formação em Linha, foi no âmbito desta formação que acedi pela primeira vez a uma plataforma moodle e trabalhei nestes moldes. Procurei, começando com uma fase inicial de descoberta e exploração, comunicar através da plataforma a fim de me manter actualizada e participar nos vários os temas dos vários fóruns existentes.

No que respeita à minha participação pessoal, procurei manter-me sempre actualizada, tendo para isso, lido todas as intervenções dos colegas e formadores nos vários Fóruns, os balanços publicados e feito o download da documentação disponibilizada na plataforma. Procurei ainda intervir nos vários temas lançados para debate e propondo outros, corresponder às solicitações on-line (teste e avaliação) e enviar os trabalhos propostos dentro dos prazos.

Numa fase desta formação, por motivos de força maior que envolveram doença grave e morte de familiar próximo, sinto que a minha participação pode ter sido menos activa, mas procurei manter-me sempre actualizada e cumprir todo o trabalho solicitado. A minha saúde também resolveu pregar-me uma partida com uma situação bastante complicada, com a qual estou procurando lidar da melhor forma que consigo, mas acaba necessariamente por influenciar o meu desempenho…

Considero que foi um espaço importante de partilha de dúvidas, preocupações e experiências dos docentes no que respeita à prática lectiva, a algumas activididades realizadas já de acordo com as orientações do novo Porgrama, ao acompanhamento das replicações nas várias escolas… Constituiu ainda uma forma de manter o contacto entre todos os docentes envolvidos na formação.

Fazendo então o balanço final relativamente às minhas participaçõe on-line considero que fiz um percurso enriquecedor e consegui cumprir os objectivos estipulados neste ponto da formação.

As minhas intervenções nos fóruns:

https://docs.google.com/fileview?id=0B-1OekM1VGgjNDRhNTA0ODMtMDhlMi00NTFmLWI4NjUtODhhODg5OWY3Mjlm&hl=en