quinta-feira, 24 de junho de 2010

Replicação e Acompanhamento na Escola


As sessões de Replicação sobre os Novos Programas de Português do Ensino Básico decorreram na Escola Básica1,2,3/ J.I. de Angra do Heroísmo, no horário das 16h 30m às 18h.

Estiveram presentes os docentes do 1º ciclo, dos docentes de Língua Portuguesa, de Inglês e de História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo da, bem como dos docentes do 2º ciclo da Escola Tomás de Borba. Foram ainda representados os docentes do Colégio de Santa Clara. Tendo em conta o número de docentes, foram formados tês grupos, havendo o cuidado de em todas as sessões estarem presentes docentes dos três ciclos de ensino.

O grupo preparou as sessões de replicação, tendo prara tal produzido documentos de apoio com uma versão necessáriamente reduzida e adaptada da informação recebida. O material utilizado (Powerpoints e exemplos de actividades práticas) foi disponibilizado via digital para todos os docentes. Da mesma forma, fizemos chegar ainda aos docentes a documentação que nos foi facultada no âmbito das sessões presenciais, no sentido de completar/aprofundar a informação que era possivel partilhar.

1º Replicação

Nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro foram realizadas três sessões.
O Plano das sessões foi o seguinte:
- Enquadramento, contexto e fundamentos do programa;
- Conceitos chave;
- Organização geral do programa;
- Organização programática por ciclo:
- Importância da oralidade.
As sessões correram com normalidade, penso que conseguimos transmitir as informações necessárias, sensibilizar para a leitura do programa e suscitar algumas a partilha de algumas inquietações e preocupações entre os presentes.
Quando referida a ideia do professor gestor curricular, foi levantada a questão dos exames e das PASES, pois receia-se que ao fazermos uma gestão das competências tendo em conta o perfil da turma, não se contemple o exigido nestes instrumentos de avaliação externa.
Outra preocupação foi o uso dos manuais, por um lado se irão estar ajustados ao novo programa e por outro se serão necessários, visto que, pelo menos teoricamente, cada turma terá uma anualização diferente.

2º Replicação

Realizaram-se três sessões nos dias 9, 10 e 11 de Março de 2010.
Nestas reuniões trataram-se conteúdos abordados na 2ª e 3ª sessões de formação presencial, ou seja, as competências da
- Compreensão do Oral
- Expressão Oral
- Escrita
- Leitura
Relativamente à competência do Conhecimento Explícito da Língua, decidimos que seria abordada na próxima sessão de replicação, tendo em conta a possibilidade da realização de uma Formação CEL - workshop, prevista para os formandos da Turma 3. Assim, resolvemos aguardar por mais este contributo no sentido de melhorarmos a nossa preparação para a abordagem à competência do CEL.
Foi apresentado um PowerPoint sobre cada uma das competências abordadas, produzidos a partir do material cedido pelos formadores nas sessões presenciais. Nestes era explorada a informação teórica, seguindo-se algum trabalho de reflexão e diálogo a partir da apresentação/exploração de actividades práticas.
Quanto à Compreensão Oral optamos pelo visionamento de parte da história contada por Luís Carmelo utilizada na formação, seguida da análise de diferentes de actividades de Compreensão Oral, preparadas para explorar o texto oral seleccionado. A partir da apreciação dos vários exemplos apresentados, foi possível a partilha de experiências e ideias sobre a prática dos docentes presentes.
Relativamente à Escrita, além da parte teórica, optamos pelo visionamento do anúncio publicitário, seguindo-se a apresentação de exemplos de planificação de textos sobre uma tese relacionada com o mesmo, realizados nas sessões presenciais. Esta actividade permitiu reflectir sobre o reconhecimento da importância da planificação do texto, sendo de registar a opinião dos docentes sobre as dificuldades reveladas pelos alunos e alguma falta de tempo para o trabalho de revisão que é necessário fazer em conjunto com eles.
No que respeita à Leitura, tal como nas anteriores competências, fizemos uma abordagem teórica, seguida de hiperligação ao site do Plano Nacional de Leitura. Aqui pudemos ver a parte dos Livros Digitais, dos livros recomendados por ano de escolaridade…
No final, houve algum espaço reservado à apresentação de dúvidas e questões. Penso que foi uma sessão produtiva que gerou reflexão e alguma partilha de experiências. Uma vez que estão presentes professores dos 3 ciclos, com horários bastante diversos, e ocorrendo as sessões em tempo pós-laboral, é de sublinhar o esforço por parte dos colegas para poderem estar presentes nestas reuniões. Pensamos que este aspecto pode causar algum cansaço e condicionar de certa forma a sua participação. Apesar de tudo, os docentes demonstraram-se disponíveis para participar nas sessões de trabalho e sentimos que o feedback recebido dos colegas foi positivo quanto à organização da sessão.

3º Replicação

Nos dias 15 e 17 de Junho foram realizadas duas sessões de replicação.
Nesta fase do ano lectivo, sentimos dificuldade para agendar as sessões devido a outras reuniões de docentes já marcadas. Assim, resolveu-se reorganizar os professores e foram formados dois grupos.
A agenda de trabalhos foi a seguinte:
- Anualização
- Sequencia Didáctica
- Guiões de Implementação do Programa.

Iniciámos com o enquadramento da anualização e gestão do Programa operacionalizado no exercício de anualização… Foram apresentados alguns exemplos de anualizações.
Após uma visualização de PowerPoint com a clarificação de conceitos e formas de organização/planificação das actividades através da Sequência Didáctica, foram apresentadas a Sequência Didáctica “Alerta Amarelo” facultada pelos formadores e um roteiro de sequência didáctica relativo à entrevista a um escritor (Módulo 3).
Foram apresentados os 3 Guiões de Implementação do Programa e analisadas algumas propostas de actividades de cada um, para os vários ciclos de ensino.
No final destas sessões, gerou-se uma reflexão/discussão bastante “animada”, tendo os professores demonstrado algum cansaço e pouca disponibilidade mental para entrarem ainda no “ espiríto” da sequência didáctica! Muitos consideraram um trabalho quase utópico, que exige muita preparação e antecipação, o que nem sempre é compatível com a prática… Entenderam que esta proposta de trabalho exige um grande investimento de tempo dada a sua complexidade e questionaram quanto à exequibilidade de realizar um trabalho tão exaustivo quanto aquele que as sequências fazem prever, dado que a informação solicitada parece ser muita e os professores estão já sobrecarregados/insatisfateitos com o trabalho “burocrático” que lhes é exigido…
Na realidade, embora reconheçam que poderá ser um instrumento de trabalho importante e que esteja de acordo com as orientações do Novo Programa, implica muito trabalho de preparação de recursos e actividades... Os professores do 1º ciclo consideraram um trabalho que à partida, tendo em conta a monodocência, se reveste de uma dificuldade acrescida devido à necessidade de gerir todo o programa e articular as várias áreas, nas diversas sequências… Levantou-se ainda a inevitavel questão dos manuais, como se articulam com os recursos previstos….
Como replicadora e docente do 1º ciclo, identifiquei-me com algumas das preocupações dos presentes, mas procurei “defender” o Novo Programa e amainar os ânimos com a perspectiva de ainda termos mais um ano para esclarecer e preparar o que se pretende pôr em prática com a entrada em vigor do Programa de Português!

Posso concluir que a replicação constituiu na nossa escola, tal como se pretendia, um espaço de encontro entre docentes dos três ciclos, o que não acontece com frequência. Permitiu aos docentes a partilha de algumas experiências pedagógicas relacionadas com as várias competências e houve também lugar para alguma reflexão sobre as práticas que deverão ser adoptadas/melhoradas na concretização do programa. De um modo geral, foram sessões produtivas, que geraram reflexão e partilha de experiências.